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Momentos

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL – O CORPO NO AUTISMO

 

Abertura do evento, com a Apresentação da Associação Vem Ser como organizadora do evento

Parte da Equipe Vem Ser como staff deste evento

Alguns de nossos alunos da Pós em Psicomotricidade

Apresentação brilhante de Dança do Grupo da Terceira Idade

Apoio da ABPSP à este evento

Apoio da ABP Capítulo Nacional à este evento

Mesa Redonda

 

Ministrador(es)

CONVIDADO INTERNACIONAL

Professor Esteban Levin

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO QUE O NOSSO CONVIDADO FEZ ESPECIALMENTE PARA VOCÊ! 

Psicólogo, psicomotricista, psicanalista, professor de educação física, professor convidado em universidades nacionais e estrangeiras, diretor da “Escola de Formação em clínica psicomotriz e problemas da infância”, Argentina.  (www.lainfancia.net) Professor Honorário do Instituto Universitário Gran Rosario. Rosario, 2014.

É autor de numerosos artigos em diversas publicações especializadas nacionais e internacionais e dos livros:

A clínica psicomotriz. O corpo na linguagem (Buenos Aires, Editorial Nueva Visión, 1991);

A infância em cena. Constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor (Buenos Aires, Editorial Nueva Visión, 1995);

– A função do filho. Espelhos e labirintos da infância (Buenos Aires, Editorial Nueva Visión, 2000);

Discapacidade. Clínica e educação. As crianças do outro espelho (Buenos Aires, Editorial       Nueva Visión, 2003);

Para uma infância virtual? A imagem corporal sem o corpo (Buenos Aires, Editorial Nueva Visión, 2006.);

– A experiência de ser criança. Plasticidade simbólica (Buenos Aires, Nueva Visión, 2010).

– Pinóquios: Marionetes ou crianças de verdade? (Buenos Aires, Nueva Visión, 2014) Todos os livros têm sido traduzidos reeditados à língua portuguesa pela editorial Vozes.

 

 

Mesa Redonda (27/8 Domingo)

Presenças confirmadas

Mediador: CARLOS ALBERTO DE MATTOS FERREIRA

-Psicólogo, Psicanalista e Psicomotricista. Doutor em saúde Coletiva (IMS/UERJ),coordenador da pós graduação em Psicomotricidade do IBMR/Laureate e membro da comissão cientifica da  Associação Brasileira de Psicomotricidade .

Participantes:

TARITA INOUE

– fisioterapeuta hospitalar, aluna do Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade, que tem um filho autista e uma enorme experiências em clínica.

fisioterapeuta, atualmente trabalho no Centro de Reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de SP (ICESP) que faz parte do complexo HC;

formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP);

Especializada em Residência em Fisioterapia Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia;

Especializada em Fisioterapia Respiratória na Universidade Federal de SP (UNIFESP);

Certificada em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia;

Especializada em Psicomotricidade;

Mãe de autista.

ANA PAULA CHACUR

– Uma profissional ligada as políticas públicas, na cidade de Santos, na luta da criação de uma Clínica Escola e tem dois filhos autistas.

Ana Paula Chacur, 36 anos,  mãe de Helena (8) e Antonio (6) ambos no TEA.
Ativista da causa Autista,  Gestora da Chacur & Chacur | Educação e Diversidade,  Articuladora de Políticas Públicas,  Formadora de Opinião,  Coordenadora do MOAB Santos/SP (Movimento Orgulho Autista Brasil), colaboradora dos grupos GAASantos e TEApoio SP.
Formação academica: técnica em edificações pela Escola Técnica Estadual Paula Souza SP,  designer de interiores pela escola panamericana de artes SP,  Paisagista pelo Instituto Brasileiro de paisagismo SP,  4 anos cursado da Faculdade De Arquitetura e Urbanismo pela Uninove SP.
Graduando na Pedagogia.

INES CATÃO

Psicanalista membro da Escola Letra Freudiana ( RJ), psiquiatra infantil da SESDF, pós doutora em Psicopatologia pela Universidade de Nice  ( França), co coordenadora da Pesquisa PREAUT Brasil em Brasília, autora do livro O bebê nasce pela boca: voz, sujeito e clínica do Autismo  ( SP: Instituto Lanfage)e de numerosos artigos publicados em revistas e livros especializados no Brasil e na França, escritora

CAMILA ALMEIDA EXPOSTO ALVES

Médica Assistente da Equipe de Neuropediatria da Faculdade de Medicina do ABC, responsável pelo setor de Neuropediatria da APAE de São Caetano do Sul.

 

Proposta

Espectro de autismo

Questões de Pesquisa, diagnóstico-prognostico, Intervenção e políticas públicas.

Neste seminário propomos uma articulação de conceitos teóricos a partir da prática clínica referente ao trabalho com crianças, cujos transtornos psicomotores manifestam-se e expressam-se através de sinais e sintomas que apontam para entraves na constituição subjetiva, muitas vezes acarretando diagnósticos precoces.

Pretende-se delimitar o diagnostico diferencial da imagem do corpo no autismo e em outros transtornos que acometem o desenvolvimento, a partir de alguns sinais clínicos que permitem identificar a função da criança nas experiências fundantes da infância.

Desta maneira nos propomos a refletir sobre a experiência corporal das crianças em relação a o encontro com o Outro, observando o que se põe em cena através das estereotipias sensório-motoras, ecolalias, hipo e hipersensibilidades aos estímulos sensoriais, ausência de demanda e falta de cenas de prazer compartilhado. Registra-se nestas crianças a falta de experiências lúdicas apresentando automatismos na manipulação de objetos de forma repetitiva, realizando ações que não chegam a tornarem-se representações, não construindo assim, um jogo simbólico. Nestes casos, o objeto não cumpre a função de brinquedo, é utilizado como defesa perante a demanda do outro e do meio. Não se gera assim a plasticidade simbólica e neuronal necessária e essencial para o desenvolvimento da estruturação infantil. ( Levin,2010)

Nos colocamos a pergunta se estamos diante de um transtorno de nossos tempos onde as crianças ficam muito tempo a sós, expostos a telas, sem um ambiente que ofereça experiências significativas para o desenvolvimento da interação, comunicação e linguagem favorecendo uma constituição subjetiva.

Oferecemos a articulação de conceitos clínicos, educacionais e sociais, num espaço para a reflexão e discussão destas problemáticas que nos promovem desafios complexos e demandam intervenções interdisciplinares. Nossa proposta é constituir redes que suportem e sustentem os fazeres das crianças, seus pais, professores e profissionais da saúde que se ocupam de crianças.

O mundo das crianças implica uma dimensão cênica que se realiza e executa no espaço compartilhado com o Outro sujeito afetado por elas. Sem esta realização, o evento infantil não acontece. Na cena afetiva, pulsional e dramática, a criança estrutura a plasticidade simbólica necessária para que se produza seu desenvolvimento neuronal.

Data

Sexta – feira – 25/08/17

15:00 às 18:00 – Mini Curso:  “O corpo no autismo – Do sensorial à imagem corporal”

– Uma articulação teórica prática sobre o desenvolvimento psicomotor numa criança autista

 

19:00 às 21:00 – Supervisão de sessões de casos clínicos para profissionais que atuam com a criança autista.

Do sensório motor á imagem corporal

– Proposta de Supervisão de Sessões clinicas sobre o acompanhamento de crianças que apresentam sinais de Transtorno do Espectro de Autismo (TEA)

 

 

Sábado – 26/08/17

9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 – Conferência Magna “Autismo, espectro, diagnóstico-prognóstico”

O que nos ensinam as crianças que apresentam entraves no seu desenvolvimento psicomotor e na sua construção subjetiva. Diagnóstico e Intervenção.

 

 

Domingo – 27/08/17

9:00 às 12:00 – Mesa Redonda: “O olhar sobre o autismo, uma construção integrativa – instituição, família, escola.”

–  A escuta do autismo

– Família, instituições, profissionais da saúde e políticas públicas.

– Diferentes olhares sobre o autismo em uma perspectiva integrativa e interdisciplinar

Local

Auditório da UNIPAULISTANA

Rua Me. Cabrini, 38 – Vila Mariana, São Paulo – SP

(Próximo ao metrô Vila Mariana)



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